Redação OJC&T: Cláudia Marapodi com Fiocruz Pernambuco
A Fiocruz Pernambuco recebeu estudantes do ensino médio de duas escolas públicas de Pernambuco para apresentação de trabalhos desenvolvidos na Etapa Iniciação do Programa de Vocação Científica (Provoc) da regional.
O Provoc da Fiocruz Pernambuco realizou a Jornada de Iniciação Científica com apresentação dos projetos desenvolvidos por estudantes das escolas de Aplicação e de Referência em Ensino Médio (EREM) Barão do Exu, localizada no Sertão pernambucano. O evento foi realizado, no dia 18/12/2024, no auditório da Fiocruz Pernambuco e destacou os resultados obtidos pelos jovens pesquisadores durante a participação no Programa.
O Provoc foi criado com o objetivo de inserir os estudantes no universo científico por meio de práticas experimentais e metodologias de pesquisa. Mais do que isso, o Programa abre portas para que jovens desenvolvam habilidades técnicas e amadureçam perspectivas sobre escolhas profissionais futuras.
O estudante da EREM Barão do Exu, Francisco Nascimento, que cursa o segundo ano, compartilhou a importância dessa oportunidade, especialmente para quem vem de regiões com menos acesso a iniciativas científicas. “É muito importante estar aqui, porque a gente não tem tantos representantes do Provoc no Sertão. Isso foi uma abertura de portas tanto para mim, que agora estou passando para a Etapa Avançado do Provoc, quanto para futuros estudantes que talvez venham participar do Programa" afirmou o estudante do Provoc.
Para o vice-diretor de Pesquisa da Fiocruz Pernambuco e coordenador regional do Provoc, Manoel Lima, o Programa cumpre um papel essencial ao aproximar jovens da ciência e integrá-los ao universo da pesquisa acadêmica. “Esse programa permite que alunos do ensino médio entrem em contato com a pesquisa. Ele aproxima a sociedade da Fiocruz e faz com que essa interação dê oportunidades àqueles que têm afinidade com a ciência e pela pesquisa e saber onde procurar e obter informação”, explicou.
O Provoc segue como uma importante ferramenta para a formação de jovens cientistas no Brasil, integrando ensino médio e pesquisa em iniciativas que conectam conhecimento científico e sociedade.
Veja a reportagem do Provoc Fiocruz Pernambuco neste link.