Jovens do Provoc Pernambuco apresentam seus trabalhos e demonstram avanços na iniciação científica

Redação OJC&T: Cláudia Marapodi com Fiocruz Pernambuco

A Fiocruz Pernambuco recebeu estudantes do ensino médio de duas escolas públicas de Pernambuco para apresentação de trabalhos desenvolvidos na Etapa Iniciação do Programa de Vocação Científica (Provoc) da regional.

estudante posa ao lado do pôster do seu trabalho.O Provoc da Fiocruz Pernambuco realizou a Jornada de Iniciação Científica com apresentação dos projetos desenvolvidos por estudantes das escolas de Aplicação e de Referência em Ensino Médio (EREM) Barão do Exu, localizada no Sertão pernambucano. O evento foi realizado, no dia 18/12/2024, no auditório da Fiocruz Pernambuco e destacou os resultados obtidos pelos jovens pesquisadores durante a participação no Programa.

O Provoc foi criado com o objetivo de inserir os estudantes no universo científico por meio de práticas experimentais e metodologias de pesquisa. Mais do que isso, o Programa abre portas para que jovens desenvolvam habilidades técnicas e amadureçam perspectivas sobre escolhas profissionais futuras.

O estudante da EREM Barão do Exu, Francisco Nascimento, que cursa o segundo ano, compartilhou a importância dessa oportunidade, especialmente para quem vem de regiões com menos acesso a iniciativas científicas. “É muito importante estar aqui, porque a gente não tem tantos representantes do Provoc no Sertão. Isso foi uma abertura de portas tanto para mim, que agora estou passando para a Etapa Avançado do Provoc, quanto para futuros estudantes que talvez venham participar do Programa" afirmou o estudante do Provoc. 

Para o vice-diretor de Pesquisa da Fiocruz Pernambuco e coordenador regional do Provoc, Manoel Lima, o Programa cumpre um papel essencial ao aproximar jovens da ciência e integrá-los ao universo da pesquisa acadêmica. “Esse programa permite que alunos do ensino médio entrem em contato com a pesquisa. Ele aproxima a sociedade da Fiocruz e faz com que essa interação dê oportunidades àqueles que têm afinidade com a ciência e pela pesquisa e saber onde procurar e obter informação”, explicou.

O Provoc segue como uma importante ferramenta para a formação de jovens cientistas no Brasil, integrando ensino médio e pesquisa em iniciativas que conectam conhecimento científico e sociedade.

Veja a reportagem do Provoc Fiocruz Pernambuco neste link.
 

sus
epsjv
fiocruz
farperj
cnpq