Parceria entre UFRJ e EPSJV da Fiocruz, através do Provoc promove curso para capacitação crítica de estudantes.
Parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do Programa de Vocação Científica (Provoc) promove curso para capacitação crítica de estudantes.
Essa colaboração, que iniciou em setembro de 2023 e acontece até outubro de 2024, consiste em encontros mensais do curso de extensão "Educação em Informação no Combate à Desinformação" da UFRJ. O objetivo crucial dessas oficinas é capacitar os jovens do ensino médio a discernirem entre o que é informação verdadeira e falsa em meio à crescente tendência a desinformação.
O projeto, que tem como público-alvo os estudantes do Programa de Vocação Científica (Provoc) da EPSJV/Fiocruz, é coordenado pelas bibliotecárias-pesquisadoras, Marianna Zattar e Nysia Oliveira de Sá, da UFRJ.
"O projeto é uma oportunidade para aprendermos com os jovens sobre as suas ações informacionais. E esperamos que, para eles, seja um momento de pensar de forma crítica, solidária e responsável a participação nas estruturas informacionais", destacou Marianna Zattar.
Essa iniciativa conta ainda com a colaboração dos bibliotecários da Fiocruz e da UFRJ, além de parcerias estabelecidas com outras instituições, como Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Os encontros mensais são promovidos pela UFRJ, acontecem na EPSJV/Fiocruz, e reforçam o compromisso, de ambas as instituições, com a educação de qualidade e o enfrentamento à desinformação, proporcionando aos jovens ferramentas necessárias para navegar de maneira crítica e responsável.
Na última quinta-feira (14/03), a oficina abordou o tema "Dados de Pesquisa", onde parceiros do projeto, como Antônio Victor Botão, Marcelle Costal, Raphaella Teodoro, Rute da Silva, Laura Santos, Bruna Castro, além das coordenadoras do projeto, Nysia Oliveira de Sá e Marianna Zattar, discutiram estratégias para aprimorar a compreensão e a análise crítica de informações por parte dos estudantes.
A sociedade é convidada a se juntar a essa jornada de aprendizado e capacitação, colaborando para fortalecer as bases do conhecimento e contribuir para um futuro informado e crítico.