Coordenação da Rede PROVOC fortalece ações de formação científica em Manaus e celebra o brilho nos olhos de 22 novos estudantes da Fiocruz Amazônia

Redação OJC&T: Cláudia Marapodi com Ascom Fiocruz Amazônia - EPSJV/Fiocruz | 15/10/2025 15:44:20
Pesquisadores do Rio e Manaus posam para foto.


Visita afirma a importância da iniciação científica para o tratamento da questão ambiental

Fortalecimento da Rede e apoio institucional na Fiocruz Amazônia
A equipe do Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (LIC- PROVOC) da escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz esteve em Manaus nos dias 9 e 10 de outubro, para participar da acolhida de novos estudantes e realizar encontros com orientadores, estudantes e a direção da Fiocruz Amazônia. A visita reconheceu o êxito obtido pela Fiocruz Amazônia na formação de jovens da rede pública estadual de ensino e avançou mais um passo no fortalecimento da rede nacional do Programa de Vocação Científica (PROVOC), que incentiva a iniciação científica de jovens do ensino médio em diferentes regiões do país.
Na foto, a coordenadora da Etapa Iniciação do Provoc Rio, a coordenadora do Provoc Amazonas, Anìzia Aguiar, a coordenadora da Rede Provoc, CRistiane Braga e o coordenador do Laboratório de Iniciação Científica da EPSJV, Jeffersosn Almeida Silva.A equipe nacional foi composta pela coordenadora geral do PROVOC, Cristiane Braga; pelo coordenador do Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (LIC/PROVOC), Jefferson Almeida Silva; e pela coordenadora da Etapa Iniciação do PROVOC-RJ, Telma Frutuoso.

Durante dois dias de atividades, o grupo participou da cerimônia de recepção dos novos estudantes, de reuniões com a direção, coordenação, orientadores e estudantes, reforçando o diálogo da Rede com as regionais.

A cerimônia de acolhimento de estudantes teve a presença de representantes da Secretaria de Estado da Educação do Amazonas (Seduc-AM) reforçando o caráter colaborativo da iniciativa. A rede estadual, que mantém atualmente 238 escolas de ensino médio na capital, é parceira do PROVOC-AM desde 2022 e tem contribuído para o engajamento de novos estudantes e professores apoiadores. A expectativa da direção da Fiocruz Amazônia é ampliar a participação de mais escolas, incluindo unidades da zona rural e ribeirinha de Manaus.

Acolhida e integração
Um dos pontos centrais da visita foi a acolhida da nova turma, que marcou o início da Etapa Iniciação 2025 do PROVOC-AM. Durante a acolhida dos novos estudantes, realizada no auditório da Fiocruz Amazônia, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Programa, trocar experiências com orientadores e ouvir os depoimentos da coordenadora nacional, Cristiane Braga. O momento marcou o início de uma nova jornada para os estudantes da região, que agora irão vivenciar o cotidiano dos laboratórios e o processo de produção científica dentro da Fundação.

Esta nova turma é composta por 22 jovens selecionados entre 59 inscritos. O Programa na Fiocruz Amazônia, que se destaca pela implementação de um modelo adaptado às realidades locais e culturais da região Norte, reúne estudantes de escolas estaduais como Terezinha Miranda da Silva, Dom Pedro II, Ângelo Ramazzotti e Santana.

As atividades desses jovens incluem orientação em laboratórios da Fiocruz Amazônia, acompanhamento de projetos e participação em oficinas formativas.

A diretora Stefanie Lopes reafirmou o compromisso da unidade com a continuidade do Programa e, inclusive, se colocou como uma das orientadoras de estudantes da Etapa Iniciação, demonstrando grande envolvimento da Fiocruz Amazônia como um todo. Para a coordenação nacional da Rede, o sucesso do PROVOC no Amazonas é reflexo do envolvimento da direção e demonstra o potencial do Programa em despertar o interesse científico e ampliar oportunidades para os jovens da região Norte.
A coordenadora da Rede PROVOC, Cristiane Braga, destacou a importância de aproximar as coordenações e fortalecer o sentimento de pertencimento à Rede.

Estar em Manaus reforça a dimensão nacional do PROVOC e a riqueza da diversidade regional que compõe o Programa”, afirmou.
Para a coordenadora do PROVOC na Fiocruz Amazônia, Anízia Aguiar, a presença da equipe da coordenação nacional foi recebida com entusiasmo e simboliza a consolidação do trabalho local.

Coordenadora do Provoc Fiocruz Amazônia, Anízia AguiarA presença da coordenação nacional no evento de acolhida 2025 foi recebida por nós com muita gratidão, pois vemos o investimento que está sendo feito em nossa Unidade Regional e a oportunidade que temos de aprender com uma equipe que é pioneira na inserção de estudantes do Ensino Médio no ambiente de pesquisas em saúde. O trabalho com adolescentes é complexo e demanda competências específicas. Assim, a experiência dos coordenadores nacionais nos traz esse aporte e abre espaço para buscar apoio sempre que necessitarmos”, destacou.

Anízia também ressaltou que o encontro fortaleceu o sentimento de pertencimento dos estudantes e reforçou o compromisso institucional com o Programa.

Os estudantes se sentiram valorizados e motivados a continuar explorando o caminho da ciência”, completou.

Diálogo com a direção e fortalecimento institucional
A visita também incluiu uma reunião com a diretora da Fiocruz Amazônia, Dra. Stefanie Lopes, que ressaltou a relevância do PROVOC como uma ação estratégica de formação científica na região.

A Fiocruz Amazônia reconhece o Programa de Vocação Científica como uma iniciativa essencial de formação e inspiração de novos talentos para a ciência. Trata-se de um investimento no futuro da ciência amazônica, estimulando o pensamento crítico, a curiosidade e o compromisso social desde a base da formação”, ressaltou.

Segundo a diretora, o PROVOC tem papel decisivo na popularização e democratização da ciência, especialmente em uma região marcada por desafios de acesso à educação científica e tecnológica.

Ao inserir jovens da Amazônia em experiências diretas com a pesquisa, o Programa desperta o interesse pela ciência e apresenta possibilidades de carreira antes pouco visíveis. Mais do que formar futuros pesquisadores, o PROVOC contribui para o fortalecimento de uma cultura científica regional, essencial para que a Amazônia seja protagonista na produção de conhecimento sobre si mesma e sobre os grandes temas da saúde, da diversidade e da sustentabilidade”, completou.

A diretora avaliou ainda que a presença da coordenação nacional na unidade reforça os laços institucionais e reconhece o trabalho desenvolvido localmente.

A visita simboliza o reconhecimento do que vem sendo construído e consolida a Fiocruz Amazônia como um polo formador de jovens cientistas na região Norte. Essa presença é uma oportunidade de troca de experiências e ampliação das perspectivas de crescimento do Programa”, destacou.

Entre as perspectivas futuras, Stefanie mencionou o fortalecimento de parcerias e a ampliação de vagas para estudantes:
A articulação com a equipe nacional abre novas possibilidades, como o aumento de vagas para estudantes amazônidas e a formação de mais pesquisadores orientadores, fortalecendo a rede de educação científica da Fiocruz.

O potencial do PROVOC no Amazonas é imenso. Ele ajuda a construir um imaginário de pertencimento à ciência e mostra aos jovens que é possível fazer pesquisa de alto nível naCordenação do Rio reunida com coordenação de Manaus. própria região. O que buscamos é inspirar trajetórias e formar cidadãos comprometidos com a transformação social e ambiental da Amazônia”, concluiu a diretora.

Trocas e perspectivas
Durante o segundo dia de atividades, a equipe da Fiocruz Rio de Janeiro se reuniu com orientadores e estudantes do PROVOC Amazonas para discutir estratégias de acompanhamento pedagógico e avaliar as experiências desenvolvidas nas escolas parceiras. O coordenador do Laboratório de Iniciação Científica (LIC/PROVOC), Jefferson Almeida Silva, destacou que as visitas técnicas são essenciais para o compartilhamento de práticas e o fortalecimento do vínculo entre as equipes de cada regional da Fiocruz na Rede PROVOC.

Cada encontro revela novas formas de aproximar os jovens da pesquisa científica e valorizar os saberes locais”, observou.

A coordenadora nacional da Rede PROVOC, Cristiane, reforçou que a atuação conjunta entre as regionais amplia o impacto do Programa e fortalece a rede de formação científica da Fiocruz. “Nosso desafio é garantir que a ciência esteja cada vez mais próxima dos estudantes e das suas realidades", pondera a pesquisadora.

O encontro permitiu o compartilhamento dos processos e experiências entre Manaus e o Rio de Janeiro, e buscou o aprimoramento do Programa. A mensagem geral é que o PROVOC não é apenas um discurso, mas uma prática, e que a ampliação e fortalecimento do Programa em todas as suas dimensões é uma diretriz aprovada no 9º Congresso Interno da Fiocruz.

Impacto emocional e a missão de multiplicação
O impacto do PROVOC e a emoção gerada pelo contato com os jovens foram notáveis. A coordenadora do PROVOC Rio, Telma Frutuoso, contou que os momentos mais marcantes da visita incluíram estar com estudantes que estiveram nas Jornadas Nacionais da Rede, no Rio, ver o rostinho de cada um da nova turma PROVOC Iniciação 2025 sendo apresentados aos seus respectivos orientadores, e receber um abraço carinhoso de alguns participantes da Segunda Jornada Nacional. Ela também mencionou o depoimento da aluna Geovanna, da turma Avançado, para a nova turma, um momento que a deixou "muito emocionada".

A coordenadora nacional, Cristiane Braga, observou nos jovens "aquele brilho [...] nos olhos encantados com essa experiência". A mensagem transmitida aos estudantes foi clara: que eles aproveitem bastante essa oportunidade e se tornem multiplicadores dessa experiência em suas famílias e grupos, buscando despertar o interesse pela pesquisa e pela ciência.

A visita confirmou que a Rede PROVOC está unida em prol do mesmo objetivo, e o objetivo é que mais pesquisadores acolham esses estudantes e entendam a importância de orientar um aluno de ensino médio do PROVOC.

A visita a Manaus foi a primeira de uma série de encontros técnicos que serão realizados pela Rede PROVOC em diferentes unidades da Fiocruz, com o objetivo de garantir que o PROVOC cresça, amplie e nacionalize.

Compromisso com o futuro
A visita a Manaus reafirmou o compromisso da Fiocruz com a formação de jovens cientistas em todo o país e evidenciou o papel estratégico da Fiocruz Amazônia na ampliação das ações de educação científica na região Norte. Com novas parcerias e o envolvimento crescente de orientadores locais, o PROVOC segue consolidando sua missão de despertar vocações e formar uma nova geração de pesquisadores comprometidos com a ciência e com o desenvolvimento social do Brasil.

Criado pela EPSJV/Fiocruz, o PROVOC atua há quase quatro décadas na formação científica de estudantes da educação básica, conectando escola ao ambiente de pesquisa. No Amazonas, o programa vem ampliando seu alcance desde a implantação, em 2022, com o envolvimento crescente de pesquisadores da Fiocruz Amazônia como orientadores e a adesão de novas escolas parceiras.
 Equipe de Manaus e Rio com estudantes e orientadores na frente de muro com arte de rua.

sus
epsjv
fiocruz
farperj
cnpq