Provoc Fiocruz Rio leva futuros cientistas à FeSBE e fortalece vocação para a pesquisa

Redação OJC&T: Cláudia Marapodi - EPSJV/Fiocruz | 07/08/2025 16:01:47
Estudantes do Provoc Rio reunidos no ginásio da Unicamp após apresentação de pôsteres.

De 8 a 11 de julho de 2025, 38 estudantes do Programa de Vocação Científica (Provoc) Rio, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Etapa Avançado viveram uma verdadeira imersão no universo da ciência. Participaram da XXXIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), realizada na Unicamp, em Campinas (SP). Durante o evento, apresentaram pôsteres de iniciação científica com os resultados de suas pesquisas e trocaram experiências com pesquisadores de diversas instituições do Brasil.

FeSBE Jovem aproxima ciência do ensino médio
Acompanhados pela coordenação do Provoc Rio, os estudantes participaram da programação FeSBE Jovem, com aulas, palestras, simpósios e minicursos preparados especialmente para estudantes do ensino médio. Entre as atividades em destaques estão: “A revolução do microRNA”, “Fantástico Mundo do Microscópio”, “Minha microbiota, minha vida” e o Simpósio Jovem “Cientistas nascem no chão da escola”. Também houve oficinas interativas como “Jogando a Sinapse 3D” e “Jogatina Celular”, que tornaram o aprendizado mais dinâmico e divertido.

Estudante Isabela de Souza apresentando o pôster de sua pesquisa para um pesquisador na FeSBE 2025.Apresentações de pôsteres na FeSBE
Um ponto de destaque na participação foram as sessões de pôsteres; oportunidade única para que cada jovem apresentasse seu trabalho para especialistas, recebendo sugestões e debatendo resultados. A experiência aproximou os participantes do universo acadêmico e mostrou, na prática, o funcionamento de um grande congresso científico. Outro destaque foi a presença do presidente da FeSBE, Eduardo Colombari, que fez questão de assistir às apresentações dos pôsteres dos estudantes do Provoc Rio e registrar o momento com uma foto oficial de todo o grupo. Para esses jovens, o gesto simboliza reconhecimento e incentivo à formação de novos pesquisadores no país.

“A cada edição da FeSBE, vemos nossos estudantes se superarem. É gratificante acompanhar de perto como eles ganham segurança para falar sobre suas pesquisas, interagir com outros cientistas e se enxergar como parte desse universo. Essas experiências abrem portas e plantam sementes para um futuro promissor na ciência”, destacou Cristiane Braga, coordenadora da Etapa Avançado do Provoc Rio.

estudantes no laboratório de Física da Unicamp vivenciando experiências com o pesquisador da instituição. Experiência que transforma vidas
Além do aprendizado técnico, a viagem fortalece laços entre os estudantes, incentiva a colaboração e gera memórias que certamente marcarão a vida acadêmica e pessoal de cada estudantes.

“É sempre uma oportunidade única de vivenciar, na prática, como é participar de um evento científico de grande porte e fora da cidade. Essas vivências fortalecem o espírito científico e ajudam a construir caminhos para o futuro”, destacou Telma Frutuoso, coordenadora da Etapa Iniciação do Provoc Rio.

Porta de entrada para carreiras científicas
A participação na FeSBE é fundamental para estudantes de ensino médio que sonham com uma carreira científica. O evento aproxima jovens do dia a dia da pesquisa científica, desenvolve habilidades de comunicação científica, amplia a rede de contatos com pesquisadores e instituições e inspira novas trajetórias profissionais. Ao promover e incentivar essa experiência, o Provoc reafirma o compromisso da Fiocruz em oferecer uma formação científica transformadora, preparando jovens para contribuir com o avanço da ciência e da inovação no Brasil.

O Provoc Rio faz parte da Rede PROVOC, que aproxima estudantes de ensino médio – de várias partes do país – da pesquisa científica, formando cidadãos críticos, preparados para contribuir com políticas públicas em saúde.
 Presidente da FeSBE 2025, Eduardo Colombari posa para foto com os 38 estudantes e coordenação do Provoc Rio, após apresentação de pôsteres.

sus
epsjv
fiocruz
farperj
cnpq