CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS é a área do conhecimento voltada para o processamento dos alimentos – da colheita ou abate até a prateleira do supermercado. Lida com o desenvolvimento dos produtos, a escolha do material no qual será embalado, os aditivos que devem ou não ser usados, a análise da qualidade dos alimentos e a data de vencimento.
Com o incremento cada vez maior das indústrias alimentícias e das técnicas de produção, a avaliação da qualidade da comida servida à população passou a demandar processos mais sofisticados e desenvolvidos, que impedissem que alimentos sem qualidade fossem parar na mesa da população. Muitas das questões dessa ciência estão relacionadas à agronomia, à nutrição e à medicina e, hoje, esse conhecimento é essencial à saúde pública. A maioria dos países possui órgãos especialmente dedicados à regulamentação alimentícia.
O profissional desta área deve conhecer muito bem os processos químicos, físicos e biológicos aos quais os alimentos estão submetidos, para assim planejar o que será feito com eles durante sua produção. É possível trabalhar em pesquisas acadêmicas e laboratoriais, na indústria e em órgãos regulamentadores da produção de alimentos, entre outras opções.