Planejamento Urbano e Regional

Imagem chamada

O PLANEJAMENTO URBANO e REGIONAL estuda, desenvolve e aplica projetos para ordenar o crescimento das cidades, subúrbios e até mesmo regiões rurais. Seu principal objetivo é planejar e construir espaços que minimizem problemas decorrentes dos processos de urbanização, como poluição e engarrafamentos. Para isso, profissionais especializados na área contam com o apoio de diversos outros especialistas para criar espaços mais organizados. Entre eles destacam-se engenheiros, arquitetos, sociólogos, geógrafos, antropólogos, historiadores, administradores e advogados.

Esse time se reúne com os planejadores urbanos para desenvolver planos de novas cidades ou adaptar novas soluções em centros urbanos já existentes. Para isso, eles realizam mapeamentos físicos e biológicos do território e contam com o auxílio de novas tecnologias. Fazem levantamentos históricos e antropológicos para preservação patrimonial e realizam ainda análises sociais e econômicas com objetivo de elevar a qualidade de vida da população local. Há planejamento para sistemas de trânsito e transporte público, habitação, localização de escolas, universidades e centros de lazer, entre outros.

O planejamento das cidades teve início com o surgimento das primeiras civilizações, há cerca de seis mil anos. Ao estruturarem suas habitações, os gregos desenvolveram os primeiros sistemas de esgoto e abastecimento de água, em cidades como Ágora e Acrópole. Um dos primeiros urbanistas conhecidos foi o grego Hipódamos de Mileto (498 –430 a.C.). Com seus discípulos, ele planejou cidades como Pérgamo, Alexandria e Mileto, criando ruas e calçadas com ângulos retos e segundo suas funcionalidades, ou seja: ganhavam diferentes dimensões de acordo com o local e número de pedestres.

O PLANEJAMENTO URBANO e REGIONAL ganhou novos rumos durante a Revolução Industrial (1760 a1830). Problemas da explosão urbana como doenças, poluição e traçados urbanos incompletos levaram ao surgimento do Urbanismo como disciplina científica. Mais que o desenho urbano, os projetistas deveriam realizar pesquisas e organizar cidades e sociedades. Os planejadores passaram a reconhecer os dinamismos urbanos para adaptá-los de acordo com contextos sociais das próprias cidades, incluindo estética, segurança, transportes e sustentabilidade.

Área de Conhecimento
sus
epsjv
fiocruz
farperj
cnpq