Zootecnia

Imagem chamada

Ciência que reúne conhecimentos de medicina veterinária, biologia e agronomia, a ZOOTECNIA lida com o estudo de animais rurais. Profissionais da área aprendem sobre a nutrição, reprodução e desenvolvimento genético dos animais da fazenda, criados para produzirem alimentos. Para isso, zootecnistas realizam pesquisas científicas e desenvolvem tecnologias para levar ao mercado alimentos como carnes, ovos, leites, bem como seus derivados com a melhor qualidade possível.

Apesar de também ser uma área que estuda os animais, a ZOOTECNIA não deve ser confundida com a Zoologia. Zootecnistas atuam no campo promovendo planejamento agropecuário e zelando pela qualidade de vida dos animais domesticáveis. Eles realizam modificações genéticas em laboratórios e auxiliam produtores rurais na escolha de vacinas, remédios, rações e vitaminas que são essenciais para a criação de rebanhos. Já os zoólogos estudam todos os aspectos da vida de diferentes grupos de animais, como alimentação, reprodução e habitat em que vivem.

Pesquisadores estimam que a domesticação dos animais no campo pelo homem tenha surgido na Ásia, há 7 mil anos a.C. Mesmo após diversas inovações no ambiente agrário, a ZOOTECNIA apareceu como disciplina apenas em 1848, no Instituto Agronômico de Versalhes, na França. Foi nesse período que o naturalista Emile Baudement escreveu a primeira tese que fundamentou todos os conhecimentos zootécnicos iniciais. Ele teorizava que o animal doméstico era uma “máquina viva transformadora e valorizadora de alimentos”.

Área de Conhecimento
sus
epsjv
fiocruz
farperj
cnpq