ENGENHARIA BIOMÉDICA é a parte da engenharia voltada para a concepção de equipamentos usados em tratamentos, terapias e diagnósticos. Cabe a essa área do conhecimento realizar o projeto, a montagem e a manutenção de aparelhos que atendam às demandas do sistema de saúde.
Essa é uma área multidisciplinar, que agrega conhecimentos de ciências exatas e ciências da saúde. No Brasil, as graduações nessa disciplina são bem recentes: a primeira turma se formou em 2005. E a área está em expansão. Dada a integração cada vez maior entre medicina e tecnologia, os engenheiros biomédicos têm sido requisitados não apenas para a criação de novos aparelhos: diversos hospitais têm destacado a necessidade de um profissional desses em sua equipe de funcionários.
O engenheiro biomédico se dedica ao desenvolvimento e à produção de próteses, instrumentos médicos, equipamentos de diagnóstico e ao estudo dos organismos vivos, sempre tendo como ponto de vista a engenharia. A pesquisa acadêmica e os cargos de administração hospitalar também são possibilidades para o profissional com essa formação.