Filosofia

Imagem chamada

Palavra que significa, literalmente, amor e respeito ao saber, a FILOSOFIA estuda as diferentes teorias e pensamentos sobre a existência humana. Estudantes da disciplina compreendem e analisam questões da moral, ética, política e da sociedade sob o ponto de vista e correntes de pensamentos filosóficos. Há indagações constantes sobre coisas, fatos, valores, comportamentos e, claro, nós mesmos.

O que é a realidade? O que é a verdade? Apesar de estudarem as reflexões de diferentes filósofos, graduandos e pós-graduandos de FILOSOFIA também produzem textos, participam de debates e seminários sobre problemas e conflitos do homem contemporâneo. Há especialmente o desenvolvimento de respostas para perguntas que podem ter diferentes interpretações, de acordo com as experiências de cada indivíduo em uma sociedade.

Grandes pensadores gregos estão por trás da origem da FILOSOFIA ocidental. Ela foi criada quando os filósofos decidiram que a verdade não deveria ser algo secreto e misterioso. Ela deveria ser conhecida por todos através de indagações e operações mentais de raciocínio. Segundo historiadores, a FILOSOFIA surgiu no fim do século VII a.C, sob as questões de cosmologia (estudo da ordem e organização do mundo) do primeiro filósofo grego, Tales de Mileto.

Outros grandes filósofos, como Demócrito, Sócrates e Platão, fizeram da Grécia a escola e o berço da FILOSOFIA. Demócrito, por exemplo, foi o primeiro a conceber o conceito dos átomos, e os definiu como pequenas partículas que compunham todo o Universo. Já Sócrates foi autor do método da Dialética, ou seja, ele interagia com seus alunos por meio do diálogo e elaborava perguntas que revelavam o caráter, a verdade e a sabedoria presente em cada indivíduo.

Um dos melhores alunos de Sócrates, Platão expandiu muitas filosofias de seu mestre. E ele também elaborou diversas teorias, como a das Ideias ou da Forma. Para Platão, a “forma” é algo eterno, imutável e universal. Apesar de tudo 'fluir' e se modificar ao longo do tempo, haverá sempre uma forma única, que tem uma origem comum. Ao longo da civilização ocidental, diversas culturas – e outros filósofos – também se inspiraram nos pensamentos gregos e elaboraram suas próprias teorias. Entre eles, destacam-se: Santo Agostinho (FILOSOFIA Medieval), René Descartes e David Hume (FILOSOFIA Moderna), Friedrich Hegel e Friedrich Nietzsche (FILOSOFIA do século XIX) e Martin Heidegger (FILOSOFIA do século XX).

Área de Conhecimento
sus
epsjv
fiocruz
farperj
cnpq