Geociências

Imagem chamada

Área que abrange disciplinas científicas sobre o estudo da Terra, as GEOCIÊNCIAS analisam rochas, atmosferas, placas tectônicas, oceanos, entre outras composições do planeta. Por isso, profissionais do ramo têm conhecimentos de Geologia, Oceanografia, Topografia ou Mineralogia, de acordo com a especialização escolhida. No currículo, matemática, física, química e geografia se destacam no início do curso, que também pode ter disciplinas mais específicas como paleontologia (ciência que estuda os fósseis e o passado da vida na terra), petrologia (trata da origem e história das rochas), ou até mesmo hidrogeoquímica, o estudo das diferentes composições da água no ambiente.

Quando não estão analisando amostras em laboratórios, profissionais de GEOCIÊNCIAS partem para campo. Realizam estudos tanto em desertos ou florestas quanto em áreas urbanas, auxiliando especialmente grandes obras. De acordo com a especialização escolhida, geocientistas pesquisam sobre erosão do solo, análise topográfica de terrenos, terremotos e vulcões. Eles também estudam as rochas, suas composições, exploram e analisam jazidas minerais, carvão, gás natural e petróleo, além de investigarem o clima para compreenderem como todos os elementos e características do planeta interagem entre si.

Tão intrigantes para o homem quanto outras disciplinas científicas, as GEOCIÊNCIAS surgiram com as primeiras civilizações da Antiguidade, especialmente gregos e egípcios. Os filósofos gregos, por exemplo, foram os primeiros a questionar sobre a origem e composição de rochas, características da terra, do mar e da atmosfera que os cercavam. Ao longo dos séculos, o aparecimento de fósseis e tentativas de desvendar a ocorrência de terremotos, estimulou ainda mais os estudos na área – muitas vezes contestados pelos dogmas da Igreja Católica.

Diversos cientistas elaboraram estudos nas áreas de GEOCIÊNCIAS, e entre eles se destacou o trabalho do escocês Charles Lyell, que em 1830 escreveu a obra Princípios da Geologia, em que não só citava aspectos físicos, mas também químicos e biológicos da composição de elementos terrestres, como rochas e fósseis. No século XX, o surgimento de diversas tecnologias permitiu a datação da idade das rochas e com essa análise, cientistas puderam determinar características importantes da vida na Terra.

Ao sugerir que há 200 milhões de anos os continentes estavam juntos em uma única massa , o geofísico alemão Alfred Wegener se tornou mundialmente famoso e marcou para sempre os estudos na área de GEOCIÊNCIAS. Em 1915 ele publicou seu livro A Origem dos Continentes e dos Oceanos. Entre outras ideias, ele defendia Teoria da Tectônica de Placas para descrever esses deslocamentos ao longo dos anos.

Área de Conhecimento
sus
epsjv
fiocruz
farperj
cnpq