Encontrada por toda parte, a CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO não se limita aos computadores. Grande parte dessa Ciência é dedicada a esses equipamentos essenciais na vida cotidiana, mas o desenvolvimento de tecnologias digitais em celulares, máquinas e até mesmo equipamentos domésticos abrem ainda mais oportunidades de pesquisa e trabalho para a área.
Cientistas da computação desenvolvem tanto hardwares (componentes físicos do computador) quanto softwares (programas ou sistemas de processamentos de dados de computadores e outros equipamentos digitais). Por ser uma carreira em expansão contínua no mercado de trabalho, a CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO também exige formação ininterrupta por conta das constantes mudanças causadas pela chegada de novas tecnologias. Profissionais da área buscam sempre inovar ao criarem diferentes ferramentas digitais, linguagens de programação e processamento de dados que podem ser usados em indústrias ou em nosso dia a dia.
Desenvolvida ao lado da Matemática, a CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO surgiu muito antes dos computadores e equipamentos eletrônicos que conhecemos hoje. Para tornar, por exemplo, cálculos e operações matemáticas mais simples, cientistas criaram as máquinas de calcular. A primeira foi de autoria do filósofo e matemático francês Blaise Pascal, em 1642. Duzentos anos depois, foi a vez do cientista e matemático inglês Charles Babbage conceber o primeiro projeto de um computador.
Posteriormente, diversos cientistas elaboraram formas distintas de processamento de dados, linguagens e códigos até a Segunda Guerra Mundial dar início ao intenso desenvolvimento tecnológico de equipamentos elétricos. Nessa época, engenheiros montaram em parceria com a empresa International Business Machines (IBM) os primeiros – e gigantes – computadores.
Poucas décadas depois, cientistas como o húngaro John von Neumann e o inglês Alan Turing criaram métodos, memórias e programas que facilitavam os processamentos de informação. Na década de 1980, os americanos e fundadores da empresa Apple, Steve Jobs e Steve Wozniack, elaboraram os primeiros conceitos de computadores pessoais. Pouco depois, a Microsoft, fundada por outros dois americanos – Bill Gates e Paul Allen – lança o Windows, um dos sistemas operacionais mais populares do mundo. Em 1987, após o surgimento da Internet, a computação passa a fazer parte do cotidiano de milhares de pessoas em todo mundo.