O Programa de Vocação Científica (PROVOC), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), foi destaque em reportagem publicada no dia 11 de setembro pela Folha de São Paulo. A matéria mostrou como iniciativas de iniciação científica no ensino médio aproximam estudantes do universo da pesquisa e ajudam na escolha profissional. O jornal apontou o PROVOC como uma experiência pioneira no Brasil.

O reconhecimento também chegou a outro veículo de jornalismo. No dia 19 de setembro, a
TV Band exibiu uma reportagem sobre a importância do PROVOC na formação científica de jovens. A matéria foi ao ar no Jornal do Rio e Jornal da Band - transmitido em rede nacional - ampliando a visibilidade do Programa e de seu impacto na vida dos estudantes. Assista à reportagem da TV Band sobre o PROVOC, exibida em rede nacional aqui.
Criado há quase 40 anos, o Programa da EPSJV da Fiocruz foi o primeiro voltado à iniciação científica de alunos do ensino médio e serviu de modelo para outras iniciativas, como o Pibic Júnior do CNPq. Todos os anos, entre 100 e 150 estudantes participam de atividades, desenvolvendo pesquisas em diferentes áreas voltadas à saúde — das biológicas às sociais e humanas.
Entre as histórias marcadas pelo PROVOC está a de Juliana Figueiredo, ex-aluna do Colégio Pedro II. Ela pesquisou novos medicamentos contra variantes da malária no Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz (Farmanguinhos). A experiência, segundo Juliana, foi decisiva para a escolha da carreira em medicina. Sua irmã, Luiza Figueiredo, de 16 anos, também segue esse caminho. Iniciando a Etapa Avançado do PROVOC, ela desenvolve um projeto sobre toxicidade de substâncias.
Para a pesquisadora e coordenadora do Programa, Cristiane Braga, a vivência tem impacto direto no futuro acadêmico.
“Quando esse aluno ingressa na universidade, ele chega com um diferencial porque já sabe apresentar trabalho, montar pôster e fazer relatório de pesquisa. Sabemos da importância de oferecer aos jovens acesso à Ciência e Tecnologia em nosso país, e, nesse sentido, o PROVOC tem contribuído enormemente, inserindo estudantes no ambiente de pesquisa e possibilitando escolhas profissionais mais conscientes, com muitos seguindo carreiras científicas. Começamos esse pioneirismo com um pequeno grupo de estudantes, e hoje celebramos sua nacionalização com jovens de nove estados e do Distrito Federal, apresentando suas pesquisas e compartilhando o impacto dessa experiência em suas trajetórias”, afirma.
Além de escolas tradicionais, como os colégios Pedro II, de Aplicação da Uerj e da UFRJ, o PROVOC também contempla estudantes do entorno da Fiocruz, em Manguinhos e na Maré, em parceria com organizações sociais comunitárias.
Ao ser reconhecido por veículos jornalísticos de credibilidade nacional, o PROVOC reforça seu papel como referência na formação de novas gerações de cientistas e na valorização da ciência desde a educação básica.