Economia Doméstica

Imagem chamada

Disciplina multidisciplinar que abrange conhecimentos de educação, nutrição, administração e serviço social, a ECONOMIA DOMÉSTICA vai além dos cuidados familiares desempenhados pelas donas de casa. Formados na área podem ter distintas atribuições de acordo com a especialização escolhida, mas todas elas levam em conta a saúde e qualidade de vida da população.

Profissionais de ECONOMIA DOMÉSTICA planejam e executam programas sociais tanto em famílias quanto em empresas e comunidades de baixa renda. São responsáveis ainda pela implantação de novos comportamentos em diferentes setores da sociedade, seja no campo ou na cidade. Nas zonas urbanas, por exemplo, podem atuar no desenvolvimento de programas de reciclagem, manejo de lixo e desperdício de alimentos em empresas, comunidades e escolas. Já nas zonas rurais, podem ajustar a renda familiar de acordo com o lucro da produção, atuando ainda em parceria com programas de educação e habitação, entre outros.

Desenvolvida a partir da união de conhecimentos gerais de áreas sociais e econômicas, a ECONOMIA DOMÉSTICA teve início no século XIX, quando donas de casa passaram a ter responsabilidades sobre grandes famílias. Países como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá começaram a oferecer cursos especiais como culinária, higiene e costura para melhorar o ambiente familiar. Atualmente, nesses países e em toda Europa, a área valorizou-se: há opções de cursos de graduação, mestrado e doutorado que permitem estudos e atuações locais e globais.

No Brasil, o curso surgiu no ensino técnico e profissional e se popularizou na década de 1930, quando foi incluído no Plano Nacional de Educação lançado pelo governo de Getúlio Vargas. Nessa época, a ECONOMIA DOMÉSTICA era compreendida como a Ciência e a Arte de cuidar da família. Havia, portanto, disciplinas de nutrição, higiene e até mesmo decoração com o objetivo de tornar mais simples e agradável a vida cotidiana. Com a inclusão do curso na grade curricular de Universidades na década de 1950, a área tomou novos rumos, levando profissionais além do ambiente familiar. Hoje, diversas instituições mundiais desenvolvem programas da área, como a Organização das Nações Unidas.

Área de Conhecimento
sus
epsjv
fiocruz
farperj
cnpq