ECONOMIA é o estudo do modo como os indivíduos e a sociedade empregam seus recursos: como ocorre a produção de bens e de produtos e como eles são distribuídos entre as pessoas. É usualmente dividida em macroeconomia e microeconomia. O trabalho dos macroeconomistas está ligado ao comportamento econômico em escala social: às taxas de crescimento econômico, de inflação e de desemprego. Já o microeconomista analisa o comportamento econômico de consumidores, empresas e indústrias.
A ECONOMIA surgiu no século XIX, como uma atividade de alguns acadêmicos, que escreviam principalmente sobre economia política. Seus estudos, entretanto, ficavam apenas no papel, sem refletir-se em decisões da sociedade. Com o passar dos tempos, a importância deste campo foi se ampliando, e hoje em dia todos os governos e grandes empresas contam com a sua própria equipe de economistas, que sempre é consultada antes de uma decisão ser posta em prática.
A demanda por profissionais nessa área cresce exponencialmente. O trabalho dos economistas está estritamente ligado à matemática e a sociologia. Aliando esses conhecimentos, o economista trabalha fazendo previsões que ajudam um indivíduo, uma empresa, ou um governo a agir da forma que lha trará mais benefícios econômicos.